Quero iniciar este artigo citando uma fala do nosso mestre maior, o Senhor Jesus Cristo, onde ele pergunta com muita propriedade e consciência do futuro no evangelho de Lc 18:8b: Quando, porém vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?
Há quem diga que a família é uma instituição falida, baseado numa estatística comprovada que declara que em cada quatro casamentos oficialmente consumados, um acaba em divórcio. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que em 2007, embora tenham sido realizados 916.006 casamentos no Brasil, 2,9% a mais do que em 2006 (889.828), o número de dissoluções (soma dos divórcios diretos sem recurso e separações) chegou a 231.329.
Portanto vamos refletir um pouco sobre o que está acontecendo com nossas famílias à luz da Palavra de Deus e desfazer esse mito, ou essa maldição em dizer que a família está falida.
Para darmos continuidade ao nosso diálogo, pergunto a você o que é uma família? Você acertou se pensou numa estrutura familiar convencional constituída de um pai, uma mãe e filhos criados por Deus no princípio com Adão e Eva. Podemos ver em Gn 1:27,28 ( E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra) e Gn 2:24 (Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne). Claramente vemos que a família como uma instituição Divina é formada de um homem e uma mulher que gerarão filhos (descendência). Portanto vamos nos deter a dialogar e refletir sempre baseado nesse grupo de pessoas que constituem a base familiar de uma casa.
Passemos então a refletir na problemática que envolve a família em nosso contexto social e suas diversas áreas atingidas pela violência brutal em todos os aspectos da vida. Vivemos tempos trabalhosos em que estamos perdendo os valores morais e culturais, onde a sociedade se entrega ao modernismo e caminha para uma vida cada vez mais degradada pelos vícios sociais e contextos distorcidos pela própria sociedade. A Bíblia Sagrada nos alerta e nos ensina a vivermos de forma digna em meio a esse mundo corrompido e perverso em todos os aspectos que envolvem a sociedade, e principalmente no que diz respeito à vida em família que ao contrário de ser uma instituição falida, é sim a base de todo um sistema organizado chamado de “sociedade”.
O apóstolo Paulo ao escrever a Timóteo em sua segunda epístola, falando dos últimos tempos que pela Palavra de Deus, já estamos vivenciando, no cap. 3 e versículos até ao 5 diz: (SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.)
Podemos observar e constatar tudo isso acontecer em nossa sociedade atual, onde as pessoas estão se destruindo gradativamente invertendo os valores morais, éticos e culturais. E, portanto, vemos a Bíblia se cumprir nas palavras de Paulo ao falar de nós. Então podemos concordar que a família se perdeu, está realmente falindo, deixando de cumprir o seu papel de ser a sustentação da sociedade, na medida em que os homens são tudo isso que Paulo relatou? De forma nenhuma, por que a Bíblia nos dá o antídoto para os males desta corrompida sociedade que o próprio Jesus Cristo disse que o mundo jaz no maligno.
O mesmo Paulo na mesma epístola admoestando seu discípulo e companheiro de evangelho, diz: (Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra).
Jesus nos ensinou todos os valores necessários para vivermos uma vida digna e honesta diante dele e da sociedade, e encontram-se escritos como ensinamentos em todos os livros da Bíblia para proveito nosso. A sociedade está corrompida sim, ao ponto de Jesus perguntar que se quando voltar ainda encontrará fé na terra, e também dizer que por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriaria. Mas, para cada problema gerado pela sociedade degradada, a Bíblia nos dá a solução. Então, posso afirmar que se existe uma solução, não posso dizer que está falida.
Temos áreas vitais na nossa sociedade que estão sendo afetadas pela destruição em massa da família que não atenta para o que está escrito na Palavra de Deus e a cada dia perde a sua identidade adquirida na criação. O casamento, por exemplo, é uma área vital da família que está sendo massacrada pelos vícios criados pela própria sociedade e está destruindo o que Deus criou para louvor da sua glória. Mas, repito, daqueles que não atentam para o que está escrito na Bíblia Sagrada.
As separações no Brasil passam de 250 mil por ano, um de cada quatro casamentos acaba em divórcio e nos Estados Unidos o problema atinge quase metade dos casamentos. Isso se dá devido aos vícios criados pela sociedade onde por influência maligna - que Jesus Cristo disse que o maligno veio para matar, roubar e destruir - tem criado movimentos que distorcem os valores fazendo com que as famílias fiquem desestruturadas, tornando as mulheres em chefes de famílias e os homens em domésticos, dizendo assim que temos direitos iguais. Não se sabe mais quem é o chefe da família, quem manda na casa, quem dá a provisão, quem cuida da casa, quem cuida dos filhos, quem educa as crianças (Pv 22:6), quem é a cabeça. E os filhos devem obediência a quem, ao pai, a mãe ou a babá? Tudo isto resulta na destruição da família, que perde o respeito uns dos outros. A mulher não respeita o marido porque ela também dá provisão a casa e se dá o direito de exigir, o marido não respeita a mulher porque ela sempre está ausente e se dá ao direito de ter outra, e os filhos por não terem amor, afeto, diálogo e ensinamentos, buscam em outras opções de vida como o homossexualismo, a prostituição, as bebidas e as drogas o que lhes falta na família, no lar. Mas, vamos ver o que diz a Bíblia Sagrada sobre tudo isso, de como podemos nos isentar desses vícios destrutivos que corroem a família como uma gangrena maligna aumentando assim os índices de criminalidade até mesmo nas classes sociais mais elevadas, onde os filhos aparentemente têm tudo que precisam, como vídeo game, televisão no quarto, computador ligado na internet, os melhores brinquedos, os melhores colégios, mas lhes faltam à presença dos pais que sempre estão distantes cuidando de ganhar os seus milhares de reais, achando que estão dando tudo para seus filhos e cônjuges, e esquecendo-se de cumprir a Bíblia em seus ensinamentos valiosos para escaparmos da sentença de morte em se encontra a sua família.
Em Ef 5:22-33 a Biblia nos mostra: (Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da Igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido), em Cl 3:18-21 diz: (Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo) e em Tito 2:3-8 está escrito: (As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós).
Vemos as nossas crianças sendo engolidas pela violência, pelos vícios, pela prostituição desordenada, por situações desoladoras em que assistimos nos noticiários e os jornais de nosso país e do mundo anunciar estatísticas assombrosas envolvendo os jovens.
No Brasil a cada 20 adolescentes entre 12 e 17 anos de idade já engravidou ou tem filho. A cada dois minutos cinco mulheres são espancadas. A população carcerária triplicou nos últimos 15 anos e já passa dos 500 mil. Um a cada 30 jovens entre 12 e 18 anos de idade já se envolveu ou está envolvido com drogas. São números alarmantes que nos deixa pensativos e nos faz refletir e nos perguntar se ainda tem solução pra tanta desgraça na nossa sociedade, que vai de encontro à família para desestruturar e destruir.
Como já disse anteriormente no início deste artigo, para cada problema gerado pela sociedade degradada, a Bíblia nos dá uma solução.
Podemos então concluir depois de toda essa discussão sobre o tema família e o que a Bíblia nos diz a respeito de tudo isso, que a perda dos valores que se tinha em tempos anteriores quando em que se ainda havia fé nas pessoas, quando mesmo, na ignorância e nas tradições humanas e religiosas, ainda se via as pessoas tomarem a bênção aos pais ao se deitar e levantar pela manhã, ainda se via as pessoas guardarem os dias em que se comemorava o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, quando ainda se via os mais jovens respeitarem os mais velhos - simplesmente pelo fato de serem mais velhos - quando ainda se via as pessoas se preocuparem com uma criança na rua... Nos nossos dias as pessoas não têm amor pelo próximo, só se preocupam em consumir, em viver o melhor das riquezas e das luxúrias deste mundo, mas a Bíblia sagrada nos orienta e pede a conta de tudo que nós plantamos (Lc 12:19-21)[E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.].
Mas para quem ainda planta fé para colher amor, bonança, misericórdia e paz, recebe a recompensa de Deus com uma vida em abundância (Sl 128) [BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR. O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.].
Por fim, se o homem não atentar para as coisas que são de cima, buscando primeiro o reino dos céus e a sua justiça, buscando viver uma vida santa e irrepreensível diante de Deus, nunca vai resgatar a segurança da sua família, nunca vamos ver as famílias voltadas para os valores éticos e morais que o próprio Deus estabeleceu para nos dar vida (Sl 127:1) [SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela].
. Vamos atentar para o que diz a Santa Palavra de Deus, pois quando ela orienta o homem de Deus a viver nos caminhos retos e nos valores éticos e morais, não só está orientando o Pastor da Igreja, mas também todos quantos queiram viver de forma honesta, e coerente com os pensamentos de Deus quando instituiu a família (I Tm 3:1-13).
Bitamar Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário